Sustentabilidade
A Ecovias Raposo Castello nasce com ESG já em seu DNA
A concessionária é a primeira do Grupo EcoRodovias a ser estabelecida já totalmente alinhada com as metas de ESG para 2030 da companhia. A operação da concessionária já começa com atuação frente às questões climáticas e ações voltadas à economia circular, segurança viária e do trabalho e à promoção da diversidade, entre outras nos eixos ambiental, social e de governança.
Uma das ações é o Programa Carbono Zero com o objetivo de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa provenientes da operação da concessionária.
A Ecovias Raposo Castello também adota o iRap (International Road Assessment Program) para redução de acidentes e risco de mortes nas rodovias.
Agenda ESG 2030
A concessão da Ecovias Raposo Castello possui inovações importantes alinhadas às melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), com destaque para:

A implementação do Programa Carbono Zero com o objetivo de neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes das atividades de operação da futura concessionária e a implementação do pedagiamento free flow que também contribui para a redução das emissões.

A adoção do programa de segurança viária iRap (International Road Assessment Program) com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias; a implantação de sistema de conectividade em todo o trecho da concessão para a comunicação entre os usuários e o serviço de atendimento; construção de áreas de descanso para caminhoneiros; bem como o desenvolvimento da região com geração de empregos e repasse de Imposto Sobre Serviço (ISS) às prefeituras do trecho.

Contrato de concessão com cláusulas referentes aos mecanismos de resolução de controvérsias: autocomposição de conflitos; arbitragem; comitê de resolução de conflitos (dispute board); e transparência nas contratações com partes relacionadas.